Antes de tudo, para falar sobre a Matriz Nossa Senhora da Pena, temos que falar da cidade de Porto Seguro – BA, uma cidade que representa muito o Brasil. Da mesma forma que muitas cidades brasileiras, Porto Seguro é rica em belezas naturais e muito rica em história. Por exemplo; é a cidade onde foi realizada a primeira missa no Brasil.

História
Antes de tudo construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. No local, estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis – primeira imagem religiosa trazida de Portugal para o Brasil – e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a 8 de setembro.
Logo após, sobre as ruínas da antiga igreja, em 1730 iniciou-se a construção. No entanto, a estrutura arruinou-se antes de ser concluída. Contudo a igreja foi reformulada em 1773, quando a Coroa Portuguesa incorporou a Capitania de Porto Seguro.
Ainda assim a Igreja de Matriz Nossa Senhora da Pena foi a primeira construída no Brasil dedicada à devoção de Nossa Senhora da Pena.
Arquitetura
A Igreja ainda mantém a arquitetura dos séculos XVIII e XIX com ênfase no rococó, manifestação do movimento Barroco presente principalmente na construção dos altares. Semelhante a igreja de São Bento, no Rio de Janeiro, pois uma torre com dois vãos sineiros, única na Bahia.
A Igreja de Matriz Nossa Senhora da Pena faz parte do centro histórico de Porto Seguro, conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) em 1968.
Horário de funcionamento:
De sexta-feira a quarta-feira de 08:00 as 12:00 e de 14:00 as 16:00.
Localização:
Localizada bem no centro histórico da cidade, ao lado da antiga prisão da vila. Um local que respira muita cultura e que tem uma maravilhosa vista para o litoral.