História
A princípio a Capela do Rosário foi construída em 1770, existe registro de que em 1778, já tinha atividade no local, como missas e sepultamentos.

Além disso, ela recebeu o nome de Capela do Rosário dos Pretos, a história conta que foi uma igreja erguida por escravos. Ao passo que, naquela época eles eram impedidos de frequentar a mesma igreja dos brancos. Assim também, por iniciativa da irmandade do Rosário dos Pretos e irmandade das Mercês dos Crioulos, foi construída a Capela em, devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Porém, ela não tinha grandes proporções, e sua sua torre lateral única a direita, não constava no projeto original da igreja. Nesse meio, tempo a Capela do Rosário passou por algumas reformas, e teve uma restauração em seu altar e capela mor.
Enquanto do lado de fora, o adro da igreja dá um ótimo visual para o local. Assim como, possui algumas palmeiras que compõem a arquitetura da igreja, e fica em um ponto alto do centro, onde é possível avistar o casario colonial e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Enfim, se você vier até a cidade de Prados-MG, é impossível não conhecer a Capela do Rosário, para que se hospeda na cidade é possível fazer um passeio a pé por todo o centro histórico.
Horário de Funcionamento:
Aberta: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta: 08:00 – 16:00
Fechada: Sábado, Domingo, Feriado: Fechado
Localização
Localizada bem no centro, é a mais conhecida do município de Prados, é mais uma das belas igrejas de Minas Gerais. Além disso, faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real no caminho velho do Ouro.
Tal qual, é roteiro de quem vem para o estado de Minas Gerais conhecer as cidades históricas e toda a cultura da região.