Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é a principal Igreja da cidade histórica de Tiradentes

História:

A princípio, no lugar da atual igreja antes de 1710, existia uma capela dedicada a Santo Antônio. Bem como, segundo registros, a paróquia foi fundada oficialmente nesta data. Nesse meio tempo, iniciou-se a obra de uma nova igreja maior que a atual. Anos depois registros, de 1732 mostram que a Igreja estava praticamente pronta, faltando apenas os assoalhos e forros. Posteriormente já em 1736 documentos indicam uma ampliação da igreja. As obras na Matriz de Santo Antônio se prosseguiram ao longo do século XVIII.

Logo após, no fim do século em 1807/10 a Irmandade do Santíssimo Sacramento decide demolir a fachada da igreja, e reconstruir outra no estilo rococó, e chamaram Aleijadinho para o projeto.

Pouco depois, com a direção do mestre-pedreiro Cláudio Pereira Viana, por volta de 1813, o mesmo concluiu o adro com escadaria em três patamares.

Ao passo que do adro da Igreja é possível avistar a belíssima Serra de São José, fazendo desse local um dos mais bonitos para tirar suas fotos.

Além disso, por volta de 1840 realizaram colocação das duas cancelas de ferro batido, oque foi talvez a última obra.

Afinal o monumento ainda passou por várias reformas importantes de restaurações, e é muito bem preservada até hoje.

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes -MG

Arquitetura

A Matriz de Santo Antônio é uma das obras-primas da arquitetura barroca mineira, especialmente pela sua extraordinária decoração interior, é uma das Igrejas mineiras com mais ouro em seu interior.

Contudo é também digno de registro o relógio de sol em pedra-sabão, feito em 1785 por Leandro Gonçalves Chaves, hoje um dos ícones mais famosos da cidade

Localização:

A Igreja fica em um ponto alto da cidade e se destaca em meio as construções do período colonial. Logo, ela pode ser visitada em um passeio a pé pela cidade.

Horário de funcionamento:

Aberta todos os dias da semana incluindo feriados no período de 09:00 às 17:00.